Paixão por livros

Na última quinta, passei 2 horas em um fila para comprar livros. Era dia Internacional da Mulher e a livraria Saraiva estava dando 50% de desconto em todos os livros da loja. 

Fila imensa, muvuca e  calor - ar condicionado desligado para espantar os leitores - quase me fizeram desistir mas pensei: Já vim até aqui, agora vou até o fim. 

Para passar o tempo, puxei conversa com uma mãe que estava logo a minha frente, as filhas e a afilhada tinham ido ao banheiro. A cesta de compras delas estava lotada, logo avistei um livro do Mia Couto, O fio das Missangas, que me despertou interesse. Eu mesma segurava nas mãos outro livro dele, Terra Sonâmbula. A mãe me contava que a filha do meio era leitora voraz, que desde os 7 anos, logo que alfabetizada, amava a leitura. Tinha uma mini biblioteca em casa e quando perguntavam sugestões para presenteá-la, sem titubear dizia: Livros! 

Eis que chegam a fila, a filha mais velha, a fila do meio e a afilhada. Muito articulada, a filha do meio passou a  participar da conversa e a me interrogar sobre o que eu andava lendo.  Contei então que estava lendo a biografia de Clarice Lispector e que, apesar de ter o livro há anos, só tive maturidade literária para a leitura agora. E ela me contava sobre os livros que lia nas versões originais em inglês; sobre seus livros preferidos, O pequeno Príncipe e Meu pé de Laranja lima (sua mãe já tinha me dito que Meu pé de Laranja Lima era o livro preferido dela pois foi o primeiro que leu na vida). 

Perguntou-me se eu gostava de poesia. Eu disse: Claro! Será que tem alguém que não gosta de ler poesia? Ela: muita gente não gosta! 
Era fato e eu concordei. Sempre tive gosto pela poesia, de Fernando Pessoa a contemporaneidade de Rupi Kaur, e sempre conseguia me transportar de forma lúcida - as vezes, lúdica, é verdade - para dentro dos versos. 

Disse-me que era apaixonada por Leminski - convergimos que Toda Poesia é demais - e estava louca para ler algo de Bukowski. Falei pelo meu amor por escritores de língua portuguesa e da minha tristeza de não achar um livro indicado por um amigo do Gonçalo M. Tavares.

Fila segue, quase metade do caminho. O calor e o cansaço continuam e a imersão pelo mundo dos livros também.

Me conta que leu Simone de Beauvoir e eu lhe digo: Olha, é uma menina muito empoderada! Neste momento, a filha mais velha entra na conversa e diz: É empoderada até demais. Não sabe ficar quieta!

Começa-se uma pequena briga entre as irmãs, uma diz que não vai se calar diante das asneiras que os próprios homens da família ecoam, a outra rebate dizendo que soltamos sorrisos apenas para amenizar a ignorância e não concordar. Digo a ela que essa geração é mesmo mais evoluída e empoderada e que é ótimo que elas não se calem. Encerramos o assunto, logo imaginei que a fila e o cansaço poderiam virar motivos para uma acalorada discussão ali. 

Encontro um livro de Saramago e lhe recomendo que leia o Ensaio sobre a Cegueira e que não veja o filme antes disso. Aliás, devia ter dito para NÃO ver mesmo o filme, apesar de todo o brilhantismo de Julianne Moore.  Ela me diz para ler 100 sonetos de amor de Pablo Neruda. 

Quase chegando aos caixas ainda consigo a proeza de encontrar Revolução dos Bichos de George Orwell, felicidade instantânea naquela lenta e fadigada espera. 

Livros pagos, era hora das despedidas. Desejei sorte na caminhada e que ela continuasse devorando livros. Me agradeceu, perguntou meu nome e se apresentou: a  filha do meio se chamava Maria Eduarda, era uma jovem vestibulanda que estava em dúvida entre jornalismo, letras e ciências sociais.  

Eu, 36 recém completados. Ela 16. Uma paixão em comum.

A estudante, filha do meio, não sabe mas sua sagaz juventude me deu uma tremenda saudade de ter 16 anos de novo!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Delicadas incertezas

Aos 30...

Procura-se um amigo